Pós-operatório de Mamoplastia: O que esperar?

O pós-operatório de mamoplastia exige cuidados específicos para que a recuperação possa ser mais rápida e o resultado da cirurgia mais satisfatório

A cirurgia de mamoplastia é uma das cirurgias plásticas mais buscadas por pacientes em todo o mundo, sobretudo por conta da relação que há entre as mamas, a qualidade de vida da paciente, seu bem-estar e sua autoestima.

Frequentemente buscada por razões estéticas, a cirurgia também pode ser uma alternativa valiosa para mulheres que acabam com sofrer com o peso dos seios, o que pode influenciar em sua postura e até mesmo causar dores nas costas.

Com o tempo, as técnicas cirúrgicas se aprimoraram e hoje é possível ter um pós-operatório de mamoplastia mais descomplicado e uma recuperação mais rápida.

No entanto, alguns cuidados se mantêm de acordo com o tipo de cirurgia realizada.

Os diferentes tipos de mamoplastia

A mamoplastia não é indicada apenas para a redução mamária, e acaba por envolver algumas possibilidades cirúrgicas, com suas diferentes indicações. 

Conheça alguns tipos e o pós-operatório de diferentes tipos de mamoplastia.

Pós-operatório de mamoplastia redutora

Talvez seja essa a mamoplastia mais conhecida, que consiste em fazer a redução e reconstrução das mamas a fim de proporcionar ou restaurar a qualidade de vida da paciente.

O pós-operatório de mamoplastia redutora exige repouso, uso de sutiã cirúrgico e atenção total à cicatrização.

Pós-operatório de mastopexia

A mastopexia visa a correção da posição das mamas em relação ao corpo, que podem se apresentar em volume adequado, porém com excesso de pele ou até mesmo caídas. 

Tal como a mamoplastia redutora, há a necessidade de se fazer repouso, utilizar sutiãs adequados para a cirurgia pelo período determinado pelo médico e cuidados em relação à cicatrização.

Pós-operatório de mamoplastia com prótese

Nesse tipo de mamoplastia busca-se a correção das mamas em sua proporção em relação ao corpo, formato e, ainda, a colocação de prótese com a finalidade de aumentar o volume dos seios. 

O seu pós-operatório obedece aos mesmos critérios das demais cirurgias, exigindo, sobretudo, atenção em relação ao repouso.

Quanto tempo pode durar a recuperação da mamoplastia?

A recuperação da mamoplastia tende a exigir pelo menos dois meses de atenção da paciente, até a retomada das suas atividades cotidianas, o que deve ser gradual.

No entanto, apesar do tempo de recuperação, os cuidados nos primeiros dias da cirurgia são decisivos, podendo ser, a sua atenção, aquela que realmente poderá fazer com que o pós-operatório de mamoplastia seja mais tranquilo e, sobretudo, mais rápido.

Cuidados com o pós-operatório da cirurgia de mamoplastia

Nas primeiras semanas, levantar os braços, dirigir e realizar atividades físicas deve estar fora dos planos da paciente, o que tende a ser normalizado conforme a recuperação e a avaliação médica, individuais e específicas de cada corpo.

Por conta disso, o acompanhamento do seu médico é fundamental, tal como seguir as orientações por ele prescritas.

Ficou com alguma dúvida? Teremos o maior prazer em solucioná-la para você! Entre em contato pelo telefone (41) 3222-5360, pelo WhatsApp (41) 9 9649-0031 ou pelo formulário de contato.

Tags: