Lipoaspiração e Lipoescultura

Lipoaspiração é um procedimento indicado nos casos em que há acúmulos de gordura em certas regiões, visando melhorar o contorno corporal.
É uma cirurgia que deve ser realizada em ambiente cirúrgico, por meio de uma anestesia local com sedação ou com anestesia peridural.
As incisões tem cerca de 3 mm e ficam encobertas pela roupa. A quantidade de gordura aspirada depende da necessidade do paciente e do seu peso.

Existe um limite máximo que deve ser respeitado e é proporcional ao peso do paciente.

A cirurgia dura em média uma hora e meia e durante o procedimento utilizam-se botas pneumáticas para prevenção da trombose venosa profunda.

Há uma técnica muito interessante chamada laser-lipólise que consiste na aplicação de um laser na região a ser aspirada. Este laser provoca a fragmentação das células de gordura, tornando a gordura mais fácil de ser aspirada e a lipoaspiração mais homogênea, com menos chances de irregularidades. Além disso, existe um estímulo maior à formação de colágeno, provocando maior retração de pele nos locais aspirados. Está indicada principalmente para locais onde a retração da pele é importante como a lipoaspiração de papada, braços e coxas.

Já a lipoescultura envolve dois procedimentos: em um primeiro momento, o cirurgião plástico aspira a gordura; depois ele usa parte do que foi aspirado para realçar regiões do corpo que precisem de aumento de volume. Isso ocorre principalmente na região glútea.