Dúvidas comuns sobre a ninfoplastia

5 dúvidas comuns sobre a ninfoplastia

A ninfoplastia é uma cirurgia que reduz o tamanho dos pequenos lábios vaginais. É um procedimento relativamente rápido e com recuperação pouco dolorosa. Ela é indicada para pessoas que se sentem desconfortáveis com o tamanho dos pequenos lábios ou que sofrem com dores durante a relação sexual ou ao usar roupas justas. Em alguns casos, o tamanho dos pequenos lábios pode propiciar infecções e feridas dolorosas na região devido ao atrito.

Quem procura esta cirurgia, geralmente, traz essas cinco primeiras dúvidas:

1) Vou perder alguma sensibilidade na região?

Não. O procedimento é realizado na vulva, área genital externa. Não são feitas modificações no clitóris, órgão responsável pela sensibilidade. Portanto, após a recuperação, a sensibilidade na região é a mesma que antes da cirurgia. Em casos nos quais a paciente sentia dores por conta do tamanho dos pequenos lábios, há a diminuição e até eliminação total do desconforto.

2) Como é feita a cirurgia?

A indicação é realizar o procedimento logo após o término da última menstruação. Assim, o corpo terá um mês para cicatrizar corretamente. A cirurgia dura cerca de 40 minutos e a pessoa já sai do hospital no mesmo dia. Usa-se anestesia local e a sutura é feita com fios que são absorvidos pelo organismo, sendo assim, não é necessário retornar ao hospital para remover os pontos.

3) Como faço a higiene no local durante a recuperação?

Recomenda-se manter a área limpa e seca, fazendo compressas geladas três vezes ao dia nos primeiros dias. Após cada ida ao banheiro, lave a área com soro fisiológico ou água fria, mais uma solução antisséptica indicada pelo médico. Em alguns casos, poderão ser receitadas pomadas para ajudar na cicatrização

4) Qual o período de recuperação?

Em geral, é recomendável fazer repouso nos primeiros três dias. Procure evitar exercícios físicos e qualquer atividade sexual por um período de 30 a 45 dias após a cirurgia. Os resultados finais podem ser observados após um período de 6 meses.

5) Quais roupas posso usar?

Durante o pós-operatório, o ideal é procurar roupas largas, inclusive roupas íntimas. Após o primeiro mês, a paciente já pode voltar a usar as roupas que está acostumada. 

Quer saber mais? Agende uma consulta para desenvolvermos o melhor plano para você. Entre em contato via WhatsApp pelo (41) 99649-0031, pelo telefone (41) 3322-5360, ou pelo formulário de contato.