Cuidados no pós-operatório

Cuidados no pós-operatório

As cirurgias estão cada vez mais modernas e menos dolorosas. A variedade disponível também só aumenta. Temos procedimentos para salvar vidas, para eliminar condições crônicas de saúde e até mesmo para melhorar a nossa autoestima. 

Apesar de todo esse avanço, o pós-operatório é uma etapa em que cuidados são necessários. Se você é uma pessoa muito ativa, desacelerar pode ser o primeiro desafio do pós-operatório.

Cada cirurgia exige cuidados específicos e é sempre bom manter uma conversa clara com o seu médico para garantir um pós-operatório saudável e seguro. Algumas recomendações, no entanto, são padrão para a maioria dos procedimentos. Confira na lista abaixo!

Repouso

O repouso é a recomendação número 1. O tempo de repouso varia de cirurgia para cirurgia, mas muito raramente você irá se deparar com um procedimento que não necessita dele. Quando descansamos, nosso corpo direciona nossas energias para a cura e a cicatrização. Assim, é possível uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.

Boa alimentação

Toda cirurgia é considerada um procedimento invasivo. Por isso, para a fase de recuperação, o corpo precisa ter os nutrientes adequados. A tentação dos fast foods, doces e outras comidas gordurosas pode ser grande, mas procure resistir. Caso o problema seja a ausência de fome ou o desconforto em comer por conta da cirurgia, converse com seu médico. Lembre-se que seu corpo transformará os alimentos que você ingerir em energia para a sua recuperação.

Evitar exposição solar

A exposição excessiva ao sol pode ser prejudicial no pós-operatório de alguns tipos de cirurgia. Em alguns casos, o uso de protetor solar pode ser contra indicado por um período de tempo. Em outros, o sol pode causar manchas na pele ou prejudicar a cicatrização.

Comparecer às consultas médicas

Parece óbvio, mas não custa lembrar. As consultas são importantes tanto no pré quanto no pós-operatório. O acompanhamento médico garante que sua recuperação ocorra dentro do esperado e pode prevenir eventuais complicações em decorrência da cirurgia.

Quer saber mais? Agende uma consulta para desenvolvermos o melhor plano para você. Entre em contato via WhatsApp pelo (41) 99649-0031, pelo telefone (41) 3322-5360, ou pelo formulário de contato.